Algumas coisas não fazem sentido nas obras de emergência da Vale…

foto macacos

Pense comigo…

Qual seria o real objetivo da Vale com tamanha movimentação das obras para construção do muro de emergência em São Sebastião das Águas Claras, distrito de Nova Lima, em Minas Gerais, também conhecido como Macacos?

É importante levantarmos  algumas questões que nos fazem refletir se realmente o objetivo da Vale é a SEGURANÇA das pessoas, da comunidade em Macacos?  Vamos pensar juntos…

– Se são obras de emergência, por que a construção do muro vai durar um ano? E eles param as obras nos fins de semana? Mas construíram o canteiro de obras em tempo recorde! Será por quê?

– Por que os canteiros de obras são nos topos das montanhas e muito longe da barragem B3/B4?

– Se o muro é para garantir a segurança, por que ele será construído abaixo da comunidade e não acima?

– Se as obras são mesmo de emergência e para a segurança das pessoas, por que a empresa não fornece os documentos que comprovam que essa ideia é mesmo a melhor? Onde estão os cronogramas e os projetos?

Obras emergenciais do mesmo estilo de Macacos (MG) também estão acontecendo em Barão de Cocais e André do Mato Dentro. Curiosamente, os dois locais estão exatamente nas áreas de expansão e conexão de duas minas importantes que aguardavam licenciamento: Mina Apolo e Mina do Baú. Será coincidência?

E só pra você saber… quando há risco, a empresa que trouxe o risco ganha uma autorização que a permite fazer o que quiser em 90 dias sem pedir autorização pra ninguém… É lei!

Conhecimento e união transformam a população, mudam leis, preservam as matas e águas. O distrito de Macacos viveu o rompimento da Rio Verde em 2001. O que ficou de aprendizado? O que podemos fazer para mudar o rumo dessa história? Vamos aceitar mais destruição?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s